Ensino Privado
Fonte: Secretaria da Educação de Santa Catarina (2019)
Entre 2018/2016 houve aumento somente no ensino fundamental de 8,9%, ou seja, mais 81 matrículas.
Instituições de ensino da rede privada
Centro de Educação Chapeuzinho Vermelho
Sesi Escola Educação Infantil
Escola Alternativa Anjo Sapeca
Escola Espaço Infantil
Colégio Global
Colégio Froebel
Colégio da UNIVILLE
Colégio Bom Jesus São José
Ensino Estadual
Fonte: Secretaria da Educação de Santa Catarina (2019)
Entre 2018/2016 houve um queda acentuada no ensino médio de 10,4%, ou seja, menos 296 matrículas.
Instituições de ensino da rede estadual
Escola de Ensino Básico São Bento
Escola de Ensino Básico Orestes Guimaraes
Escola de Ensino Fundamental Engelberto Grossl
Escola de Ensino Fundamental Professora Osmarina B. Betkowski
Escola de Ensino Fundamental Professor João Ropelato
Frederico Fendrich
Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho
Celso Ramos Filho
Professor Roberto Grant
Ceja de São Bento do Sul
Ensino Municipal
Fonte: Secretaria da Educação de Santa Catarina (2019)
Na pré-escola o aumento foi de 8,4%, ou seja, mais 247 matrículas.
Instituições de ensino da rede municipal
CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal)
CEIM - Amor Perfeito
CEIM - Tempo Mágico
CEIM - Algodão Doce
CEIM - Peter Pan
CEIM - Pingo De Gente
CEIM - Tico e Teco
CEIM - Nosso Mundo
CEIM - Raio de Sol
CEIM - Pica Pau
CEIM - Castelo Encantado
CEIM - Vera Lucia Drechsler Kitzberger
CEIM - Sonho Meu
CEIM - Trenzinho Maluco
CEIM - Fada Madrinha
CEIM - Pastor Adolf Prinz
CEIM - Neide de Fatima Lobermayer
CEIM - Estrela Guia
CEIM - Vereador Silvio Ivens Grossl
CEIM - Pequenos Passos
PEM - (Pré-Escola Municipal)
PEM - Abelhinha Feliz
PEM - Cantinho Do Céu
PEM - Criança Feliz
PEM - Ernesto Venera dos Santos
PEM - Sossego da Mamãe
PEM - Professor Ladir Dos Santos
PEM - Vereador Alexandre Alfredo Garcia
EBM - (Escola Básica Municipal)
EBM - Baselisse Carvalho R Virmond
EBM - Coronel Osny Vasconcellos
EBM - Presidente Castelo Branco
EBM - Professora Adélia Lutz
EBM - Emilio Engel
EBM - Prefeito Antônio Treml
EBM - Professora Aracy Hansen
EBM - Professora Maria Ferreira Ziemann
EBM - Professor Carlos Doetsch
EBM - Dalmir Pedro Cubas
EBM - Dr Hercílio Malinowsky
EBM - Prefeito Alfredo Diener
EBM - Prefeito Henrique Schwarz
EBM - Rodolfo Berti
EBM - Denise Christiane Harms
EBM - Garibaldina Silveira Fuginaga
EBM - Professora Lucia Tschoeke
EBM - Sophia Schwedler
EBM - Professor Newton Mendes
EBM - Alexandre Pfeiffer
EBM - Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger
EBM - Annelize Beckhauser Mallon
EMEJA - Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos
Projetos da rede municipal
Vamos brincar de roda? - Semana da Educação Infantil
Conforme a LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional) “a educação infantil compreende o período escolar em que atende pedagogicamente crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse período, as crianças são estimuladas, através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização”. Sabe-se que por meio das brincadeiras, jogos, contação de histórias e cantigas, a criança se socializa, encontra prazer, desenvolve a afetividade, a motricidade e o cognitivo, além de criar e reconstruir a realidade à sua volta.
As cantigas de roda, são canções populares, que estão diretamente relacionadas com a brincadeira de roda. Essas brincadeiras são feitas, formando grupos de crianças, geralmente de mãos dadas, que cantam as letras da canção que tem suas próprias características, geralmente ligadas à cultura daquele local. Também são conhecidas como cirandas e representam os costumes, as crenças, o cotidiano das pessoas, a fauna, a flora, culinária, dentre outros aspectos de um lugar. As cantigas, possuem uma letra fácil de memorizar, sendo formada por rimas e repetições que prendem a atenção das crianças, de modo que estimula a imaginação e a memória (GASPAR, 2010).
Nos dias de hoje, com os avanços tecnológicos que vivenciamos, as mudanças globais, a reformulação de valores e a perda de tradições que marcaram a infância de muitas pessoas, acabamos por perder etapas fundamentais da infância e a transmissão desses valores. O esquecimento das cantigas de roda principalmente nas escolas, a ludicidade, que é o segredo das cantigas, está se perdendo e aspectos que possibilitam o desenvolvimento infantil como dar as mãos em um círculo, ouvir, cantar, tocar que incentivam o desenvolvimento infantil e promovem a socialização e interação, estão esquecidos e comprometendo movimentos de suma importância para o convívio humano.
(Secretaria Municipal da Educação de São Bento do Sul)
As cantigas de roda, são de extrema importância para a cultura de um local. Por meio delas, dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas, etc.
(Secretaria Municipal da Educação de São Bento do Sul)
Este projeto abrange a Educação Infantil – Creche e Pré-escola, com a participação dos alunos, professores e comunidade escolar, com acompanhamento dos gestores, coordenadores pedagógicos e especialistas em assuntos educacionais. As atividades englobam brincadeiras, cantigas de roda, exposições, debates, pesquisas culturais.
PROA – Protetor Ambiental
O PROA é regido por um Regulamento, e vem crescendo ao longo dos anos, sendo reconhecido, pelo Comando Geral da Polícia Militar, como um programa da instituição por meio da Diretriz Operacional Permanente n°39/Cmdo Geral/2013. A Formação destes adolescentes conta com 180 h/aula com material didático próprio, uniforme, alimentação e transporte disponibilizados pela PMSC aos alunos envolvidos.
(Secretaria Municipal da Educação de São Bento do Sul)
O programa foi oferecido para os alunos da Rede Municipal de Ensino, iniciou-se em São Bento do Sul no mês de abril do ano de 2017 e contemplou alunos dos 8º e 9º anos das Escolas Básicas Municipais Professora Aracy Hansen, Emílio Engel e Alexandre Pfeiffer, as quais foram selecionados por critérios como notas e disciplina.
Durante o programa, os formandos participaram de aulas teóricas e práticas, que envolveram os temas: Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, biodiversidade, flora, fauna, solo, atmosfera, água, atividades potencialmente poluidoras e atividades interdisciplinares. Um dos grandes eventos que aconteceu neste programa foi a participação dos Protetores Ambientais Soltura Das Aves, no parque das aves. A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.
A Polícia Militar Ambiental disponibilizou todo o uniforme (calça, camiseta, moletom, coturno, cinto e boné), e o material didático aos alunos selecionados.
(Secretaria Municipal da Educação de São Bento do Sul)
No dia 8 de dezembro de 2017, ocorreu a formatura da primeira turma de protetores ambientais mirins de São Bento do Sul. Concluíram o curso, 32 alunos dos 8º e 9º anos das Escolas Básicas Municipais Professora Aracy Hansen, Emílio Engel e Alexandre Pfeiffer.
Resumo – Projeto Pequeno Cozinheiro
O Projeto Pequeno Cozinheiro surgiu como idéia prática do Seminário Norte Catarinense de Gestores da Educação, realizado em Mafra/SC no dia 06/06/2017; no qual foram abordados temas relacionados ao fortalecimento de ações e promoção da alimentação saudável na escola, para desenvolver a Educação Alimentar e Nutricional nas Unidades Escolares.
Participaram deste Seminário 7 CEIMs – Centro de Educação Infantil e 8 EBMs – Escola Básica Municipal representando o município de São Bento do Sul.
Com o objetivo de resgatar a cultura alimentar de São Bento do Sul por meio do levantamento de receitas que fazem parte da história alimentar das famílias de alunos da rede pública municipal, foi desenvolvido um trabalho de motivação, nas turmas de alunos que tivereram interesse e curiosidade pelo assunto. O professor solicitou para as famílias enviarem uma ou mais receitas que fizessem parte da sua história alimentar. As receitas foram pré-selecionadas pelos professores e após apresentadas ao grupo de trabalho, formado pelos coordenadores/diretores e nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
Selecionadas as receitas, o professor da(s) turma(s) testou as preparações em sala de aula, junto com os alunos (receitas de sua própria escola e/ou escolhidas pelo grupo de trabalho), desenvolvendo assim as habilidades culinárias dos alunos.
O próximo passo foi enviar as receitas para casa, para que a família também tivesse o momento de realizar a preparação.
Como resultado deste trabalho culinário foi confeccionado um livro em formato digital, com os sabores da nossa cultura alimentar, muitas vezes perdida ao longo do tempo.
O livro não traz só as receitas, mas também os relatos das famílias que nos contam como foi a experiência de preparar e degustar os alimentos em casa, se a receita foi bem aceita ou se trouxe alguma lembrança . O registro destas experiências foram através de fotos, desenhos e os próprios relatos.
O encerramento do Projeto foi realizado no Auditório da Secretaria de Educação, no dia 27/11/2017, com a participação de representantes de Pais e Professores das Unidades participantes, totalizando aproximadamente 130 pessoas. Foi realizada a entrega de Certificado de Participação para os alunos e o livro digital em CD para cada Unidade Escolar. Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de degustar as preparações cujas receitas foram para o livro.
Obs.: Neste ano de 2018 o Projeto Pequeno Cozinheiro já está em sua 2ª Edição.
Clique aqui para acessar a versão em PDF do Panorama Socioeconômico
Cadastre seu email aqui para receber as novidades e as atualizações do Panorama em Primeira Mão
Nós respeitamos sua privacidade, não usaremos seu email para SPAM