Panorama Socioeconômico - ACISBS - Panorama Socioeconômico de Sâo Bento do Sul - ACISBS

Atualização: 17/10/2018

VOCÊ ESTÁ EM: Educação

ESCOLAS E MATRÍCULAS


Ensino Privado

 

Fonte: Secretaria da Educação de Santa Catarina (2018)

 

Entre 2017/2014 houve aumento de 9,6% no ensino fundamental que representam a 82 matrículas.

 

Instituições de ensino da rede privada

 

Centro de Educação Chapeuzinho Vermelho

Sesi Escola Educação Infantil

Escola Alternativa Anjo Sapeca

Escola Espaço Infantil

Colégio Global

Colégio Froebel

Colégio da UNIVILLE

Colégio Bom Jesus São José

 

 

Ensino Estadual

 

Fonte: Secretaria da Educação de Santa Catarina (2018)

 

Entre 2017/2014 houve um aumento de 9,6% no ensino fundamental o que corresponde a 237 matrículas. E no ensino médio a queda foi de -1,4% que representaram -198 matrículas.

 

Instituições de ensino da rede estadual

 

Escola de Ensino Básico São Bento

Escola de Ensino Básico Orestes Guimaraes

Escola de Ensino Fundamental Engelberto Grossl

Escola de Ensino Fundamental Professora Osmarina B. Betkowski

Escola de Ensino Fundamental Professor João Ropelato

Frederico Fendrich

Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho

Celso Ramos Filho

Professor Roberto Grant

Ceja de São Bento do Sul

 

 

Ensino Municipal

 

Fonte: Secretaria da Educação de Santa Catarina (2018)

 

Na pré-escola houve uma queda de 7,5% o que corresponderam a -278 matrículas (2017/2014). E no ensino fundamental o aumento foi de 8,4% o que representaram 552 matrículas.

 

 

Instituições de ensino da rede municipal

 

CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Berçário Magia do Bebe

CEIM - Amor Perfeito

CEIM - Tempo Mágico

CEIM - Algodão Doce

CEIM - Peter Pan

CEIM - Pingo De Gente

CEIM - Tico e Teco

CEIM - Nosso Mundo

CEIM - Raio de Sol

CEIM - Pica Pau

CEIM - Castelo Encantado

CEIM - Vera Lucia Drechsler Kitzberger

CEIM - Sonho Meu

CEIM - Trenzinho Maluco

CEIM - Fada Madrinha

CEIM - Pastor Adolf Prinz

CEIM - Neide de Fatima Lobermayer

CEIM - Estrela Guia

CEIM - Vereador Silvio Ivens Grossl

CEIM - Pequenos Passos

PEM - (Pré-Escola Municipal) Abelhinha Feliz

PEM - Cantinho Do Céu

PEM - Criança Feliz

PEM - Ernesto Venera dos Santos

PEM - Sossego da Mamãe

PEM - Professor Ladir Dos Santos

PEM - Vereador Alexandre Alfredo Garcia

EBM - (Escola Básica Municipal) Baselisse Carvalho R Virmond

EBM - Coronel Osny Vasconcellos

EBM - Presidente Castelo Branco

EBM - Professora Adélia Lutz

EBM - Emilio Engel

EBM - Prefeito Antônio Treml

EBM - Professora Aracy Hansen

EBM - Professora Maria Ferreira Ziemann

EBM - Professor Carlos Doetsch

EBM - Dalmir Pedro Cubas

EBM - Dr Hercílio Malinowsky

EBM - Prefeito Alfredo Diener

EBM - Prefeito Henrique Schwarz

EBM - Rodolfo Berti

EBM - Denise Christiane Harms

EBM - Garibaldina Silveira Fuginaga

EBM - Professora Lucia Tschoeke

EBM - Sophia Schwedler

EBM - Professor Newton Mendes

EBM - Alexandre Pfeiffer

EBM - Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger

EBM - Annelize Beckhauser Mallon

EMEJA - Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos

 

Projetos da rede municipal  

 

Vamos brincar de roda? - Semana da Educação Infantil

 

Conforme a LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional) “a educação infantil compreende o período escolar em que atende pedagogicamente crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse período, as crianças são estimuladas, através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização”. Sabe-se que por meio das brincadeiras, jogos, contação de histórias e cantigas, a criança se socializa, encontra prazer, desenvolve a afetividade, a motricidade e o cognitivo, além de criar e reconstruir a realidade à sua volta.

 

As cantigas de roda, são canções populares, que estão diretamente relacionadas com a brincadeira de roda. Essas brincadeiras são feitas, formando grupos de crianças, geralmente de mãos dadas, que cantam as letras da canção que tem suas próprias características, geralmente ligadas à cultura daquele local. Também são conhecidas como cirandas e representam os costumes, as crenças, o cotidiano das pessoas, a fauna, a flora, culinária, dentre outros aspectos de um lugar. As cantigas, possuem uma letra fácil de memorizar, sendo formada por rimas e repetições que prendem a atenção das crianças, de modo que estimula a imaginação e a memória (GASPAR, 2010).

 

Nos dias de hoje, com os avanços tecnológicos que vivenciamos, as mudanças globais, a reformulação de valores e a perda de tradições que marcaram a infância de muitas pessoas, acabamos por perder etapas fundamentais da infância e a transmissão desses valores. O esquecimento das cantigas de roda principalmente nas escolas, a ludicidade, que é o segredo das cantigas, está se perdendo e aspectos que possibilitam o desenvolvimento infantil como dar as mãos em um círculo, ouvir, cantar, tocar que incentivam o desenvolvimento infantil e promovem a socialização e interação, estão  esquecidos e comprometendo movimentos de suma importância para o convívio humano.

 

(Secretaria Municipal da Educação de São Bento do Sul)

As cantigas de roda, são de extrema importância para a cultura de um local. Por meio delas, dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas, etc.

 

(Secretaria Municipal da Educação de São Bento do Sul)

Este projeto abrange a Educação Infantil – Creche e Pré-escola, com a participação dos alunos, professores e comunidade escolar, com acompanhamento dos gestores, coordenadores pedagógicos e especialistas em assuntos educacionais. As atividades englobam brincadeiras, cantigas de roda, exposições, debates, pesquisas culturais.

 

PROA – Protetor Ambiental

 

O PROA é regido por um Regulamento, e vem crescendo ao longo dos anos, sendo reconhecido, pelo Comando Geral da Polícia Militar, como um programa da instituição por meio da Diretriz Operacional Permanente n°39/Cmdo Geral/2013. A Formação destes adolescentes conta com 180 h/aula com material didático próprio, uniforme, alimentação e transporte disponibilizados pela PMSC aos alunos envolvidos.

 

(Secretaria Municipal da Educação de São Bento do Sul)

O programa foi oferecido para os alunos da Rede Municipal de Ensino, iniciou-se em São Bento do Sul no mês de abril do ano de 2017 e contemplou alunos dos 8º e 9º anos das Escolas Básicas Municipais Professora Aracy Hansen, Emílio Engel e Alexandre Pfeiffer, as quais foram selecionados por critérios como notas e disciplina.

 

Durante o programa, os formandos participaram de aulas teóricas e práticas, que envolveram os temas: Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, biodiversidade, flora, fauna, solo, atmosfera, água, atividades potencialmente poluidoras e atividades interdisciplinares. Um dos grandes eventos que aconteceu neste programa foi a participação dos Protetores Ambientais Soltura Das Aves, no parque das aves. A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.

 

A Polícia Militar Ambiental disponibilizou todo o uniforme (calça, camiseta, moletom, coturno, cinto e boné), e o material didático aos alunos selecionados.

 

(Secretaria Municipal da Educação de São Bento do Sul)

No dia 8 de dezembro de 2017, ocorreu a formatura da primeira turma de protetores ambientais mirins de São Bento do Sul. Concluíram o curso, 32 alunos dos 8º e 9º anos das Escolas Básicas Municipais Professora Aracy Hansen, Emílio Engel e Alexandre Pfeiffer.

 

 

Resumo – Projeto Pequeno Cozinheiro

 

O Projeto Pequeno Cozinheiro surgiu como idéia prática do Seminário Norte Catarinense de Gestores da Educação, realizado em Mafra/SC no dia 06/06/2017; no qual foram abordados temas relacionados ao fortalecimento de ações e promoção da alimentação saudável na escola, para desenvolver a Educação Alimentar e Nutricional nas Unidades Escolares.

 

Participaram deste Seminário 7 CEIMs – Centro de Educação Infantil e 8 EBMs – Escola Básica Municipal representando o município de São Bento do Sul.

 

Com o objetivo de resgatar a cultura alimentar de São Bento do Sul por meio do levantamento de receitas que fazem parte da história alimentar das famílias de alunos da rede pública municipal, foi desenvolvido um trabalho de motivação, nas turmas de alunos  que tivereram interesse e curiosidade pelo assunto. O professor solicitou para as famílias enviarem uma ou mais receitas que fizessem parte da sua história alimentar. As receitas foram pré-selecionadas pelos professores e após apresentadas ao grupo de trabalho, formado pelos coordenadores/diretores e nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.

 

Selecionadas as receitas, o professor da(s) turma(s) testou as preparações  em sala de aula, junto com os alunos (receitas de sua própria escola e/ou escolhidas pelo grupo de trabalho), desenvolvendo assim as habilidades culinárias dos alunos.

 

O próximo passo foi enviar as receitas para casa, para que a família também tivesse o momento de realizar a preparação.

 

Como resultado deste trabalho culinário foi confeccionado um livro em formato digital, com os sabores da  nossa cultura alimentar, muitas vezes perdida ao longo do tempo.

 

O  livro não traz só as receitas, mas também os relatos das famílias que nos contam como foi a experiência de preparar e degustar os alimentos em casa, se a receita foi bem aceita ou se trouxe alguma lembrança . O registro destas experiências foram através de fotos, desenhos e os próprios relatos.

 

O encerramento do Projeto foi realizado no Auditório da Secretaria de Educação, no dia 27/11/2017, com a participação de representantes de Pais e Professores das Unidades participantes, totalizando aproximadamente 130 pessoas. Foi realizada a entrega de Certificado de Participação para os alunos e o livro digital em CD para cada Unidade Escolar. Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de degustar as preparações cujas receitas foram para o livro.

 

Obs.: Neste ano de 2018 o Projeto Pequeno Cozinheiro já está em sua 2ª Edição.

 


Gerar PDF
Voltar
Panorama Socioeconômico - ACISBS - Educação

PANORAMA 2017 - VERSÃO PDF

Clique aqui para acessar a versão em PDF do Panorama Socioeconômico 2017

Versões Anteriores

Receba nossas novidades

Cadastre seu email aqui para receber as novidades e as atualizações do Panorama em Primeira Mão

Nós respeitamos sua privacidade, não usaremos seu email para SPAM