Panorama Socioeconômico - ACISBS - Panorama Socioeconômico de Sâo Bento do Sul - ACISBS

Atualização: 26/06/2017

VOCÊ ESTÁ EM: infraestrutura

FESTAS TÍPICAS


Retretas de Verão

 

A retreta de verão é um evento tradicional em São Bento do Sul, de apelo popular, que acontece anualmente desde 1940, durante as noites de quartas-feiras, entre os meses de janeiro e fevereiro. A confraternização acontece no coreto da Praça Getúlio Vargas, localizada no Centro da cidade.

A cada noite do evento, anunciado por fogos de artifício, a centenária Banda Treml apresenta um repertório com músicas folclóricas alemãs.

Ao final de cada retreta ocorre o momento mais esperado pelas crianças, a distribuição de balas. As retretas de verão, em toda a sua história, sofreram interrupção somente nos anos de 1944 e 1945, por ocasião do ingresso do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Para melhor conforto e participação do público, a Fundação Cultural e departamento de Turismo unem-se na organização do evento.

Uma estrutura própria é colocada à disposição, como bancos, mesas e comercialização de comidas. Apresentações culturais de grupos folclóricos passaram a incrementar as noites com danças típicas, sendo mais um atrativo para quem prestigia as retretas de verão.

 

Prefeitura de São Bento do Sul

 

Schlachtfest

 

Um evento cultural que é sinônimo de diversão e cultura em São Bento do Sul desde 1966. Todo mês de setembro, a Schlachtfest traz à cidade uma energia única. A sensação que se tem é de estar em uma pequena cidade alemã em festa, pois além da arquitetura, a cidade toda se veste da cultura e aproveita os atrativos oferecidos durante o evento. São diversas apresentações culturais, conversas nas praças de alimentação, bandinhas alemãs tocando, oficinas e bailes animados que vão noite adentro.

 

 

Expoama e Festa da Colônia Dona Francisca

 

A Feira de Exposição Agropecuária e do Meio Ambiente (Expoama) tem por objetivo valorizar a agricultura familiar, resgatando a cultura, oportunizando a manifestação artística, além da comercialização e exposição de diferentes animais. Realizada desde o ano de 1993, a Expoama tornou-se um evento tradicional do município, atraindo a população são-bentense, turistas, visitantes e um público diferenciado voltado ao negócio agropecuário. A Expoama ocorre no mês de aniversário da cidade, em setembro.

 

Prefeitura de São Bento do Sul

 

A Festa da Colônia Dona Francisca tem por finalidade promover a valorização das pessoas que vivem ou trabalham no meio rural de São Bento do Sul, promovendo a integração com os moradores das áreas urbanas. A intenção dessa festividade é demonstrar que, mesmo com o desenvolvimento urbano, é possível preservar as tradições e os hábitos da vida da colônia. A festa também já faz parte do calendário de eventos da região, sendo realizada juntamente com a Expoama em setembro.

 


Gerar PDF
Voltar
Panorama Socioeconômico - ACISBS - infraestrutura

PANORAMA 2016 - VERSÃO PDF

Clique aqui para acessar a versão em PDF do Panorama Socioeconômico 2016

Versões Anteriores

Receba nossas novidades

Cadastre seu email aqui para receber as novidades e as atualizações do Panorama em Primeira Mão

Nós respeitamos sua privacidade, não usaremos seu email para SPAM