Panorama Socioeconômico - ACISBS - Panorama Socioeconômico de Sâo Bento do Sul - ACISBS

Atualização: 08/11/2017

VOCÊ ESTÁ EM: institucional

PALAVRA DO AUTOR


Cenário Socioeconômico de São Bento do Sul

 

O Panorama Socioeconômico de São Bento do Sul apresenta o contexto da conjuntura de São Bento do Sul, atendendo as tendências de informações atualizadas online para os interessados. Facilita o trabalho de pesquisa e visa agilizar o acesso através da tecnologia móvel com informações qualificadas, viabilizando a análise dinâmica do Panorama Socioeconômico da cidade.

 

O panorama está dividido em 104 menus interativos apresentando o conteúdo de forma ordenada e definida a partir de categorias, com a possibilidade de busca direcionada de conteúdo de forma rápida e dinâmica.

 

Assim, os empresários, futuros empreendedores, gestores públicos e privados, estudantes, pesquisadores, professores e interessados em compreender o cenário econômico de São Bento do Sul e as tendências, possuem ferramenta útil para o planejamento estratégico, elaboração de planos de negócios e informações qualificadas para a tomada de decisões. O site do Panorama está organizado em 6 seções, a saber:

  1. Aspectos Gerais: apresenta a história de São Bento do Sul, intercalada com grandes eventos da história nacional, incluindo aspectos da geografia e meio ambiente.
  2. População: apresenta dados dos habitantes, número de eleitores, indicadores da expectativa de vida e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
  3. Educação: estatística de matrículas e professores; escolas e cursos disponíveis no ensino público e privado, ensino profissionalizante, superior e de pós-graduação.
  4. Saúde: unidades de atendimento e o Hospital e Maternidade Sagrada Família.
  5. Infraestrutura: aspectos culturais e desportivos; informações relevantes das atrações e roteiros turísticos; Incubadora Tecnológica e Parque Científico e Tecnológico; terceiro setor; água, gás e energia; segurança pública; modais de transportes e veículos de comunicação.
  6. Economia: empregadores e empregados, atividades econômicas, principais empresas, salários, balança comercial e potencial de consumo. Há ainda informações sobre índices de custos para investimento e construção, índices de preços (inflação municipal), receitas municipais e arrecadação de ICMS. Destaque para a análise do Complexo Econômico e o PIB.

 

São Bento do Sul consolidou a diversificação econômica nos últimos anos de crescimento, porém com a intensificação da crise também sofre com a queda nos indicadores de emprego e PIB. Maiores detalhes consulte a Síntese Conjuntural que permite uma avaliação objetiva sobre o cenário econômico e seus principais indicadores. Com inovação e criatividade, os empreendedores locais estão desenvolvendo novas estratégias e ações articuladas para o novo ciclo de oportunidades. Os pequenos negócios estão crescendo em médias superiores, indicando o surgimento de novos nichos de desenvolvimento e fortalecendo o empreendedorismo local com a geração de novas oportunidades futuras.

 

Agradecemos todas as fontes de pesquisa consultadas, apoio da assessoria de comunicação da Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS) e dedicação da coautora  Caroline Benda na pesquisa e organização.

 

Bom proveito

 

Me. Adelino Denk

Diretor da AMC Assessoria Empresarial, consultor e professor


Gerar PDF
Voltar
Panorama Socioeconômico - ACISBS - institucional

PANORAMA 2016 - VERSÃO PDF

Clique aqui para acessar a versão em PDF do Panorama Socioeconômico 2016

Versões Anteriores

Receba nossas novidades

Cadastre seu email aqui para receber as novidades e as atualizações do Panorama em Primeira Mão

Nós respeitamos sua privacidade, não usaremos seu email para SPAM